Programa Juntos Contra o Melanoma reúne médicos para treinar sobre como identificar sinais do câncer de pele mais perigoso
- Programa Juntos Contra o Melanoma reúne médicos para treinar sobre como identificar sinais do câncer de pele mais perigoso, e realizará workshops gratuitos para podólogos e tatuadores com apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
- Câncer melanoma tem mais de 90% de chance de cura quando descoberto no início e esses profissionais têm papel fundamental na detecção precoce da doença, que tem alta ocorrência no Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul registra um dos maiores índices de ocorrência de melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal. E você sabia que os podólogos e tatuadores também podem salvar vidas e auxiliar no combate a essa doença, que causa mais de 1800 mortes por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA)?
Embora o melanoma não seja o tipo de câncer de pele mais comum, é o mais perigoso pela sua capacidade de rapidamente se espalhar para outros órgãos. Pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive áreas não expostas ao sol, como o couro cabeludo, as unhas e as plantas dos pés. A boa notícia é que em geral o tumor está visível na pele, com de 90% de chance de cura quando diagnosticado no início. Qualquer pessoa pode auxiliar na detecção precoce e identificar um sinal suspeito, se estiver conscientizada. E ninguém melhor para contribuir com isso do que os profissionais de beleza, que diariamente observam a pele de seus clientes e podem sugerir avaliação médica quando encontrarem um sinal suspeito.
Para disseminar esse conhecimento, o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), grupo multidisciplinar voltado ao estudo e acompanhamento da neoplasia, criou o Juntos Contra o Melanoma, programa que treina gratuitamente três categorias profissionais que podem desempenhar papel importantíssimo na detecção precoce: cabeleireiros, podólogos e tatuadores.
Lançado em agosto em 2017, o programa realiza workshops gratuitos voltados a essas tres categorias profissionais. Já participou de de eventos importantes, como a Beauty Fair, maior evento de beleza profissional da América Latina, e o Congresso Internacional de Podologia, além de promover workshops em instituições educacionais de prestógio, como o Senac e a Soho Academy. Os workshops são ministrados por médicos dermatologistas do GBM e trazem informações gerais sobre a doença, seus sinais, sintomas, e também dicas de como os profissionais podem sugerir avaliação médica sem assustar os clientes.
O programa já reuniu mais de 2 mil profissionais nos seus workshops, realizados em São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (BH). Após um período de pausa devido à pandemia de Covid-19, o programa se prepara para comemorar 5 anos em grande estilo, com uma série de workshops em Porto Alegre (RS). Os eventos terão apoio da Assoiação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
“Ao longo dos anos, estabelecemos uma nova referência nas campanhas de conscientização, para além das ações concentradas em proteção solar, já realizadas com frequência”, esclarece o dermatologista Elimar Gomes, idealizador e coordenador do Juntos contra o Melanoma. “Pouco se educa a população sobre o câncer melanoma. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 78% dos brasileiros desconhecem a doença. Com o programa, demos um passo adiante na conscientização. Os cabeleireiros veem seus clientes normalmente a cada dois ou três meses, e têm potencial para fazer muita diferença no combate ao câncer de pele mais letal”, afirma o dermatologista.
A escolha de Porto Alegre para marcar a retomada das atividades presenciais e o aniversário de 5 anos do programa não foi por acaso. Um levantamento da Global Coalition of Melanoma Patient Advocacy estima que 20% dos melanomas em estágio inicial ficaram sem diagnóstico nos nos primeiros anos da pandemia. A Região Sul registra a maior incidência da doença no Brasil, com 1.970 casos previstos para este ano, segundo o INCA. “É muito importante promover a conscientização em locais onde a prevalência da doença é elevada”, explica o também dermatologista Dr. Renato Bakos, presidente do GBM.
Workshops em Porto Alegre
Os Workshops do programa Juntos Contra o melanoma ocorrerão no dia 5 de agosto, no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
As aulas serão ministrada pelo Dr. Elimar Gomes, com participação do Dr. Renato Bakos. Os workshops são gratuitos e exclusivos para podólgos e tatuadores. Os lugares são limitados e é necessário efeturar inscrição prévia pela internet.
Serviço:
Workshop Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal
Data: 5 de agosto de 2022
Horário: 14h
Local: Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
Endereço: Av. Ipiranga 5311, Partenon, Porto Alegre, RS, CEP 90610-001
Inscrições: https://forms.gle/Swry2xTkTjcbDoFJA
Workshop Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem
Data: 5 de agosto de 2022
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
Endereço: Av. Ipiranga 5311, Partenon, Porto Alegre, RS, CEP 90610-001
Inscrições: https://forms.gle/rDjBjxvhVSMrfZXj8
Sobre o Grupo Brasileira de Melanoma: Fundado em 1996, o GBM se consolidou como referência brasileira em prevenção, diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa do melanoma em todas as suas modalidades. O grupo reúne 2 mil médicos de diferentes especialidades médicas, principalmente dermatologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica e patologia. Em mais de 20 anos de história, o GBM realizou 12 conferências nacionais, dezenas de eventos regionais e centenas de reuniões locais em todo o Brasil, além de manter registros epidemiológicos e preparar artigos científicos. Promove também diversas campanhas voltadas à população, elucidando e conscientizando sobre o tema. Para saber mais, acesse: www.gbm.org.br.
Mais informações à imprensa:
JGarcez Comunicação
Julia Garcez – julia@jgarcez.com.br
Telefone: (11) 99757.6381