Workshops em Florianópolis orientam podólogos e cabeleireiros sobre como identificar câncer melanoma

  • Últimas Notícias
  • Workshops em Florianópolis orientam podólogos e cabeleireiros sobre como identificar câncer melanoma
  • Programa Juntos Contra o Melanoma vai treinar os profissionais sobre como identificar sinais do câncer de pele mais perigoso e realizará workshops gratuitos no dia 3 de novembro, com apoio da SBD e SBD-SC

 

  • Câncer de pele melanoma tem maior chance de cura quando descoberto no início e esses profissionais têm papel fundamental na detecção precoce. Santa Catarina é o estado com maior taxa de incidência por 100 mil pessoas da doença.

 

Você sabia que os cabeleireiros, manicures e podólogos, além de dar aquele trato no nosso visual, podem ajudar a salvar vidas? Isso mesmo: eles podem desempenhar um papel importante na detecção precoce do câncer de pele melanoma, o tumor cutâneo mais agressivo e letal.

Esses profissionais, apesar de não serem médicos, estão diariamente de olho na pele de seus clientes. E para o câncer melanoma, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo – inclusive nas unhas e no couro cabeludo –, ninguém melhor para contribuir com sua detecção precoce do que os profissionais de estética, que podem sugerir avaliação médica se encontrarem qualquer anormalidade.

Conscientizar esses profissionais faz muita diferença na luta contra o câncer melanoma, que provoca  mais de 1.800 mortes por ano no Brasil e tem mais de 90% de chance de cura se descoberto e tratado em estágios iniciais. Para disseminar esse conhecimento, o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), grupo multidisciplinar voltado ao estudo e acompanhamento da neoplasia, criou o Juntos Contra o Melanoma, programa que treina gratuitamente profissionais que podem desempenhar papel importantíssimo na detecção precoce, como cabeleireiros, podólogos, manicures e tatuadores.

Lançado em agosto em 2017, o programa desde então workshops periodicamente,  tendo inclusive participado de eventos importantes, como a Beauty Fair, maior evento de beleza profissional da América Latina. Ministradas por médicos dermatologistas do GBM, as aulas trazem informações gerais sobre a doença, seus sinais, sintomas e dicas de como os profissionais podem sugerir avaliação médica, sem assustar os clientes.

O Juntos contra o Melanoma promove workshops também em diversas cidades. Em novembro, será a vez de Florianópolis (SC). No dia 3/11, a cidade receberá dois workshops gratuitos no Centro de Convenções Centro Sul: um para podólogos e manicures, e outro para  cabeleireiros. Os eventos ocorrerão paralelamente ao VII Simpósio de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia e à XXIX Jornada Sul-Brasileira de Dermatologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e SBD regional Santa Catarina (SBD-SC).

 

Nova referência

“Aos poucos, estamos estabelecendo uma nova referência nas campanhas de conscientização, para além das ações concentradas em proteção solar, já realizadas com frequência”, afirma o dermatologista Elimar Gomes, idealizador e coordenador do Juntos contra o Melanoma.

“Pouco se educa a população sobre o câncer melanoma. Em 2018, uma pesquisa do Datafolha mostrou que 78% dos brasileiros desconhecem a doença. Com o programa, demos um passo adiante na conscientização. Os cabeleireiros veem seus clientes normalmente a cada dois ou três meses, e têm potencial para fazer muita diferença no combate ao câncer de pele mais letal”, completa o dermatologista.

Estudos internacionais destacaram o quanto a colaboração dos cabeleireiros pode ser importante. Em 2013, por exemplo, artigo no The Journal of Clinical and Aesthetic Dematology sugeriu que eles poderiam se tornar valorosos colaboradores dos médicos na detecção precoce. Três anos depois, estudo da Annals of Surgical Oncology apontou que, em um centro de saúde nos Estados Unidos, 10% dos casos de melanoma tinham sido encaminhados por esses profissionais.

 

Workshops em Florianópolis

Pela segunda vez, o Juntos Contra o Melanoma realiza workshops na capital catarinense. Santa Catarina tem proporcionalmente, a maior incidência de câncer melanoma no Brasil.

“Todos os anos, a cidade registra novos 14,22 casos da doença para cada grupo de 100 mil homens e 12,22 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA)”, afirma a dermatologista  Dra. Juliana Kida Ikino, Diretora do GBM e Vice-Presidente da SBD-SC. “Santa Catarina também é o estado que registra, proporcionalmente, a maior incidência de câncer de pele no Brasil, e essa é uma importante questão de saúde na região”, completa a médica.

As aulas serão ministradas pelo Dr. Elimar Gomes, com participação da Dra. Juliana Ikino. No workshop para cabeleireiros, haverá também uma aula sobre a importância dos cabeleireiros para detecção de alopecias, ministrada pela dermatologista Dra. Fabiane Mulinari Brenner.

“A identificação precoce das alopecias pode mudar a evolução doença. Com o aumento de casos de alopecias cicatriciais, os cabeleireiros tem participação fundamental na detecção e encaminhamento destes casos”, afirma Dra. Fabiane.

 

Os eventos são gratuitos, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário efetuar inscrição prévia pela internet.

          

Serviço:

Workshop Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal

Data:  3 de novembro de 2022

Horário: 14h

Local: Centro de Convenções Centro Sul

Endereço: Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis (SALA Campeche)

Inscrições: https://forms.gle/WpE8SbFLrupEDBdK9

 

Workshop Você consegue encontrar um melanoma no couro cabeludo? e A importância dos cabeleireiros na detecção das alopecias

Data:  3 de novembro de 2022

Horário: 16h

Local: Centro de Convenções Centro Sul

Endereço: Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis (SALA CACUPÉ)

Inscrições: https://forms.gle/qSzjDCs4R7t5sjPf6

Sobre o Grupo Brasileira de Melanoma: Fundado em 1996, o GBM se consolidou como referência brasileira em prevenção, diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa do melanoma em todas as suas modalidades. O grupo reúne 2 mil médicos de diferentes especialidades médicas, principalmente dermatologia, oncologia clínica, oncologia cirúrgica e patologia. Em mais de 20 anos de história, o GBM realizou 12 conferências nacionais, dezenas de eventos regionais e centenas de reuniões locais em todo o Brasil, além de manter registros epidemiológicos e preparar artigos científicos. Promove também diversas campanhas voltadas à população, elucidando e conscientizando sobre o tema. Para saber mais, acesse: www.gbm.org.br.

Mais informações à imprensa:

 

JGarcez Comunicação

Julia Garcez –  julia@jgarcez.com.br

Telefone: (11) 99757.6381