Programa que orienta profissionais de estética a identificar câncer melanoma realiza workshop em Goiânia

  • Últimas Notícias
  • Programa que orienta profissionais de estética a identificar câncer melanoma realiza workshop em Goiânia

Programa Juntos Contra o Melanoma reúne médicos para treinar profissionais de beleza sobre o câncer de pele mais perigoso, e realizará workshops gratuitos para podólogos e tatuadores em 30 de abril e 1º de maio

Você já imaginou que os profissionais de beleza, além de dar aquele “up” em nosso visual também podem salvar vidas? Isso mesmo! Eles são aliados importantes na detecção precoce do câncer melanoma, o tumor de pele mais letal, que causa mais de 1500 mortes por ano no Brasil segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Embora o melanoma não seja o tipo de câncer de pele mais comum, é o mais perigoso pela sua capacidade de rapidamente se espalhar para outros órgãos. Pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive no couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés. A boa notícia é que em geral o tumor está visível na pele e tem mais de 90% de chance de cura quando diagnosticado no início. Qualquer pessoa pode auxiliar na detecção precoce e identificar um sinal suspeito da doença, se estiver conscientizada a respeito. E ninguém melhor para contribuir com isso do que os profissionais de estética, que diariamente observam a pele de seus clientes e podem sugerir avaliação médica quando encontrarem um sinal suspeito.

Para disseminar esse conhecimento e contribuir com a detecção precoce e, consequentemente, a maior chance de cura, o Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), grupo multidisciplinar voltado ao estudo e acompanhamento da neoplasia, criou o Juntos Contra o Melanoma, programa que treina gratuitamente profissionais que podem desempenhar papel importantíssimo na detecção precoce, como cabeleireiros, podólogos e tatuadores.

Lançado em agosto em 2017, o programa desde então realiza periodicamente, na capital paulista,  workshops gratuitos voltados a esses três nichos profissionais, tendo inclusive participado de eventos importantes, como a Beauty Fair, maior evento de beleza profissional da América Latina. As aulas são ministradas por médicos dermatologistas do GBM e trazem informações gerais sobre a doença, seus sinais, sintomas e dicas de como os profissionais podem sugerir adequadamente uma avaliação médica ao identificar uma pinta ou mancha suspeita, sem assustar os clientes.

Câncer melanoma tem mais de 90% de chance de cura quando descoberto no início e esses profissionais têm papel fundamental na detecção precoce da doença, desconhecida por 78% dos brasileiros

No ano passado, pela primeira vez, o Juntos contra o Melanoma saiu da capital paulista e promoveu um evento em Salvador. E agora será a vez de Goiânia. Em abril e maio a cidade receberá workshops customizados para podólogos e tatuadores. Os eventos são gratuitos e exclusivos para esses profissionais, e realizados com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás,  da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), que realizará no mesmo período o 31º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, e da Universidade Federal de Goiânia (UFG).

“Aos poucos, estamos estabelecendo uma nova referência nas campanhas de conscientização, para além das ações concentradas em proteção solar, já realizadas com frequência”, afirma o dermatologista Elimar Gomes, idealizador e coordenador do Juntos contra o Melanoma. “Pouco se educa a população sobre o câncer melanoma. Uma pesquisa do Datafolha mostrou que 78% dos brasileiros desconhecem a doença. Com o programa, demos um passo adiante na conscientização. Começamos em São Paulo e agora queremos disseminar o conhecimento pelo país. Estamos muito felizes em conscientizar os profissionais de Goiânia!”, comemora o médico.

Eventos em Goiânia – Os eventos em Goiânia serão divididos em duas datas e locais. No dia 30 de abril, a partir das 18h30, no Mercure Goiânia Hotel, ocorrerá o workshop Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem. Exclusivo para tatuadores, trará orientações sobre como proceder com clientes que já tenham tido melanoma ou tenham risco elevado de desenvolver a doença. Inscrições no link: http://bit.ly/wstatuadoresgoiania.

No dia seguinte, 1º de maio, no Auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTSP/UFG),  será a vez do workshop Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal. Voltado para podólgos, mostrará que o câncer de pele mais perigoso pode se manifestar nas unhas e plantas dos pés. Como são locais de difícil observação, com frequência as lesões são despercebidas ou confundidas com traumas e machucados. Inscrições em http://bit.ly/wspodologosgoiania.

Quem ministrará as aulas será o Dr. Elimar Gomes. Na oportunidade, o Dr. Flávio Cavarsan, cirurgião oncológico em Goiânia e presidente do GBM, fará abertura e mostrará dados sobre a incidência da doença. A coordenação local será da Dra. Ana Maria Quinteiro Ribeiro Professora Adjunta de Dermatologia IPTSP/UFG. Os eventos são gratuitos e podem participar todos os tatuadores e podólogos interessados, lembrando que os lugares são limitados e é necessário efeturar inscrição prévia pela internet.

Serviço:

  • Workshops para tatuadores Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem

Evento Gratuito

Data: 30 de abril (terça-feira)

Horário: das 18h30 às 20h30

Local:  Mercure Goiânia Hotel

Endereço: Av. República do Líbano, 1613 – St. Oeste, Goiânia

Inscrições: http://bit.ly/wstatuadoresgoiania

 

  • Workshops para podólogos Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal

Evento Gratuito

Data: 1º de maio (quarta-feira)

Horário: das 18h30 às 20h30

Local: Auditório do Instituto De Patologia Tropical E Saúde Pública UFG

Informações: http://bit.ly/wspodologosgoiania